Família perfeita para você é a sua!
Talvez o marido da sua amiga seja mais carinhoso com ela do que o seu é com você. Ou mesmo o filho da vizinha seja mais estudioso e obediente que o seu. E até a mãe do seu colega da escola seja mais compreensiva que a sua. Mas vou te contar uma coisa: a família perfeita para você é a sua.
Perceba que, se você olha uma ilha de longe, você não a conhece. Obviamente, nenhuma família é exatamente aquilo que escolhe expor. O que é público é só um aperitivo.
Da mesma forma que, estando dentro da ilha, o que antes parecia uma miragem de pura beleza acaba por esconder perigos e armadilhas. E, para bem sobreviver ali, conhecer a ilha é essencial.
As comparações com outras famílias te levam a um ciclo de enganação sem fim. A partir delas, você vai desejar viver o roteiro do outro e, dentro da sua própria família, vai desejar que vivam conforme a família idealizada. Um projeto que certamente fracassará.
O funcionamento de uma família é sempre algo único, um sistema com todas as suas características próprias.
Ao se comparar com uma família ideal que nunca existiu, você desmotiva a sua, propõe objetivos inalcançáveis e faz com que se sintam fracassados e insuficientes.
Dedique-se a reconhecer as forças da sua família para estimulá-las. E admita suas fraquezas para poder superá-las.
Esforce-se.